Páginas

Blog literário criado em 29/08/2008, na cidade de Blumenau-SC.


7 de mai. de 2009

Pizza sabor PM

Leio constantemente os colunistas do Santa (jornal diário em Blumenau) e ontem (06/5) achei muito interessante a coluna intitulada “Rodízio ou a la carte” em que o autor faz uma série de considerações que pode ser resumida na seguinte frase: “Quando (sic) mais vejo gente implorando por polícia sem se preocupar com a qualidade destes quadros, me sinto um apreciador de pizza a la carte num rodízio barulhento e nervoso”. Interessante a colocação feita pelo articulista.

No meio de texto, ou autor alerta que não está questionando a formação dos policiais e admite que não a conhece a fundo. Esta afirmação contém uma certeza embutida nela, a de que o autor tem um conhecimento, mesmo que superficial, de como é o processo de formação de um policial. Só isto já o coloca em uma situação privilegiada, pois garanto que a maioria esmagadora da população não conhece, sequer, o emprego, quanto mais à formação de um policial. O pesquisador norte-americano David H. Bailey aponta, entre outras coisas, o fato do serviço policial não apresentar qualquer glamour, para justificar esta falta de interesse. Concordo com ele.

Entre as opções apresentadas no título da coluna, “Rodízio ou a la carte”, está faltando uma, para a Polícia Militar, que não é nem o rodízio, muito menos a la carte. É na verdade o tele-entrega. Basta você ligar para o 190, relatando o seu problema, que a entrega é providenciada. O meio de transporte mais usual, para o serviço de entrega, é o automóvel, existindo ainda as motos, bicicletas, barcos, aeronaves, cavalos e o tradicional a pé, às vezes acompanhado por cães.

Como se prepara a pizza sabor PM? Cada estado da federação tem a sua receita. A pizza sabor PM básica, versão Catarina, contém os seguintes ingredientes: Abordagem Sócio – Psicológica do crime e da Violência; Sistema de segurança pública no Brasil; Qualidade em serviço; Ética e cidadania; Fundamentos de polícia Comunitária; Criminalística aplicada; Teoria de Tiro; Defesa pessoal; Direção defensiva e policial; Pronto socorrismo; Prevenção e combate a incêndios; Direito ambiental; Direito constitucional; Direito da criança e do adolescente; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito militar; Direitos humanos; Legislação de trânsito; Introdução ao estudo do direito; Termo Circunstanciado; Gerenciamento do estresse; Saúde física; Resolução de problemas e tomada de decisão; Relações interpessoais e saúde mental; Português instrumental (documentos PM); Cerimonial e Protocolo; Telecomunicações; Informática; Policiamento ostensivo; Técnicas de Informação; Tiro Policial; Prevenção e combate do uso e abuso de drogas; Técnicas de polícia preventiva; Operações de policiamento de Trânsito; Operações de polícia; Gerenciamento de conflitos e negociação; Ordem unida; Legislação institucional. Preparo: adicione todos os ingredientes, aos poucos, de maneira a produzir uma massa uniforme. Depois leve ao forno por pelo menos 1.000 horas, que é o que dura o treinamento para Soldado da PMSC, isso sem considerarmos os processos de recrutamento e seleção.

Como toda pizza, a sabor PM tem algumas variações, ou especializações, mas todas partindo da pizza sabor PM básica. Existe a Operações especiais (que às vezes vem com muita pimenta), trânsito e rodoviário (as mais salgadas), ambiental (com ingredientes ecologicamente corretos), PROERD (sucesso absoluto com a criançada), comunitária (ainda com pouca aceitação), e a ostensiva geral, entre outras. A ostensiva geral é a mais comum, a que mais sai, a mais pedida.

Quando pedir uma pizza sabor PM? Você pode solicitar um tele-entrega em várias situações. Por exemplo, quando está precisando de um auxílio (não confundir com serviço de taxi). Só que o auxílio não é só para o cidadão, é feito, também, para os mais variados órgãos da administração pública, entre eles a justiça. Pode ainda solicitar quando estiver ocorrendo um crime, mas neste caso apenas 35% dos pedidos são em decorrência de crime. Notou o detalhe? È que 65% dos “pedidos” não estão relacionados com crimes ou contravenções, mas como é o gosto do cliente que manda, nada pode ser feito. Tem ainda os casos de acidente de trânsito, ou quando houver uma criança perdida, alguém desaparecido, na verdade uma infinidade de situações. A nossa Constituição fala em situações que envolvam a ordem pública, sem definir o que vem a ser a tal ordem pública.

Alguns especialistas dizem que a ordem pública não se define, se sente. Cada comunidade e cada pessoa sente de uma forma muito própria o que é ordem pública. Por isso, ela varia no tempo e no espaço. O que é ordem pública aqui e agora pode não ser lá e agora, ou aqui e depois, entendeu?

Em quais locais é feita a entrega? A entrega é feita em qualquer lugar e a qualquer horário. Entrega-se no litoral, na serra, no interior, resumindo, no campo e na cidade. No centro e na periferia. De dia e de noite. No inverno e no verão, na verdade no outono e na primavera também. Com chuva, com sol, nublado ou com frio. Sete dias por semana, o ano todo. Não fecha fim de semana e nem em feriados. Às vezes nem precisa pedir. Em outras, o pedido não chega, ou chega atrasado.

E se a entrega não for bem feita? Bem, isso pode ocorrer, e ocorre, afinal de contas, em Santa Catarina, as entregas já estão se aproximando de 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) a cada ano. Quando isso ocorre basta abrir o jornal que vai estar tudo lá, muito bem documentado e ilustrado com fabulosas fotos. Às vezes nem precisa abrir o jornal, está na capa, quando não como a principal manchete. Essa é a pizza sabor PM!

Tá servido?

Paulo Roberto Bornhofen
08/05/2009

13 comentários:

Adalberto Day disse...

Paulo
Pizza PM - Sabor
Essa ainda não conecia.
Parabéns por nos brindar por mais essa bela Pizza, aliás postagem.
Abraços
Adalberto Day cientista social e pesquisador

Onivan Elias disse...

Comandante,

Parabéns pelo texto. Não podemos esperar diferente vindo do senhor. "Passar conhecimentos é privilégio dos sábios".

Anisio Feitosa disse...

Caro Bornhofen, achei quase perfeita tua crônica, porém seria 10comx se você desse continuidade.
Diga-se de passagem, um dos problemas da segurança pública é que tem inúmeros forasteiros opinando de várias maneiras, quer como secretários que como articulistas e vai por ai afora e apenas com um detalhe: a maioria fora das fileiras dos órgãos da segurança pública.
Saúde, sucesso e tranquilidade.
Grande abraço

Luiz Cláudio disse...

Oi Paulo,
muito boa a sua crônica.
Gostei!

Unknown disse...

Brilhante como sempre!
Forte abraço nesse meu amigo

Unknown disse...

Parabéns Bornhofen, foi muito feliz (mais uma vez) na produção desse conhecimento. Essa é a nossa Pizza..........talvez com algum ou outro ingrediente regional característico.....

Forte Abraço Tche!
Maj Osmar - BMRS

Hugo - Corinthians disse...

Caro Ten Cel Bornhofen
Parabéns pelo texto.
Embora muitos digam não gostar da pizza, é servida no mundo inteiro, tomam gosto quando mais precisam.
Fraternal abraço,
1º Ten PMESP Hugo

CASSIANE SCHMIDT disse...

Oi Paulo!

Simplesmente perfeita sua analogia - PM X PIZZA!

Abraços

Anônimo disse...

Um treinamento difícil, falta de glamour, uma pitada de muita coragem e a possibilidade de ser duramente criticado pela sociedade quando algo dá errado (como é o caso de quando alguma operação policial mal-feita é manchete de capa de jornal).

Todas essas dificuldades da profissão policial foram retratadas no texto.

Analogia criativa.

Há os sábios que apontam verdades, como é o caso do nosso amigo Paulo, que fala como as coisas são dentro da polícia.

Felipe Emílio Gruetzmacher.

Unknown disse...

Coronel, muito bom texto, tomei a liberdade de repassar para todos os meus amigo...

Abraços,

1ºTen PMAL Fernando

Anônimo disse...

Parabéns pela analogia, tenho certeza que sevirá para muitas pessoas que só conhecem a PM pelo que é dito na mídia, e não tem idéia da sua formação e do seu anseio em servir.

Grande abraço!
Adilson Bornhofen

Unknown disse...

Belo texto. Senti uma pitada de desabafo. Forte abraço.

Anônimo disse...

Pizza sabor PM, acho que esse tema e bem coerente, pois cada local e lugar tem suas particularidades e peculiaridades como o Roberto já disse em seu texto!
Mais sabe o que e triste os ingredientes dessa Pizza já estão vencidos, com prazo de validade bem ultrapassado, com o baixo escalão da PM, sensdo massacrado por idéias e ideais bem obsoletos, tem que se reformular essa ideologia, e se criar novos conceitos principalmente de aceitação do novo, o que é dificil pasra velhos senhores ditos comandantes.
O que adianta criar pessoas adestradas igual a animais pois se tenta monopolizar os pensamentos dos soldados, que já a palavra diz atrelado, preso, isso tem que ser reformulado, todos tem direito a ter autonomia intelectual.
E esses velhos coronéis parar de se achar semi-deuses, e acreditar que o novo conceito e ser lider e criar novos lideres e não querer ter o poder do mando nas mãos!
O tempo passa a sociedade passa mais a policia e eterna!
Mais tem que acompahar a evolução dos temppos pra não foicar presa ao passado!
SR Burns!!!