Páginas

Blog literário criado em 29/08/2008, na cidade de Blumenau-SC.


20 de fev. de 2009

QUERIA SER A RESPOSTA DO PORQUÊ A SOCIEDADE MATA O QUE CRIA


A frase acima compõe uma das obras da artista e escritora Suzana Sedrez juntamente com uma foto de uma mão fechada com o dedo indicador apontado diretamente para o espectador. Usando de suas habilidades de artista plástica com a de escritora Suzana planta uma provocação na nossa mente.

O “dedo da Suzana” como passei a referir-me à obra me deixou cismado. Fiquei com a pulga atrás da orelha, como dizemos por ai. Quando ele apontou para mim será que queria arrancar de mim a resposta, ou estava me acusando de fazer parte da resposta, já que pertenço a sociedade?

Pensei, pensei e pensei. Nada, a resposta não veio. Voltei a pensar mais um pouco e alguns lampejos esclarecedores começaram a se formar em minha mente. A resposta foi sendo construída e tomou forma: a sociedade mata o que cria para se perpetuar, para se reconstruir, para se renovar. Pronto, fiquei feliz por ter “matado” a charada.

Após este medíocre lampejo de felicidade fui tomado por violenta angustia. Oras, a obra da Suzana, é o “dedo da Suzana”, por que fui eu me arvorar o direito de matá-la? Em uma resposta simplista poderia dizer simplesmente que matei por que ela foi criada. Simples assim. Mas a resposta não me convenceu.

Se a sociedade mata o que cria para se renovar, esta renovação não esta criando uma nova sociedade, ou seja, não está permitindo uma evolução da sociedade. Ainda estamos na mesma etapa evolutiva do pós-macaco. Explico, se a sociedade realmente se renovasse não teria mais a necessidade de matar suas crias. Ou não evoluímos, ou eu não encontrei a resposta, não matei a charada. Se não “matei” a charada, não faço mais parte da sociedade. Em não fazendo parte da sociedade não poderei por ela ser morto. Então minha morte será única e exclusivamente responsabilidade minha.

Pensando bem, como seria se caso o “dedo da Suzana” não fosse o indicador apontando, mas sim o dedo médio apontando para cima, com os demais fechados em punho? Agora a resposta está mais clara!

Paulo Roberto Bornhofen
Escritor e Poeta

4 comentários:

CASSIANE SCHMIDT disse...

Intrigantes e verdadeiras reflexões Paulo!
Adorei o texto e, particularmente, a parte final foi a melhor!

Anônimo disse...

Olá, meu querido! Conforme já lhe disse voce captou bem o espírito da crítica com muito humor e sensibilidade. Conforme a visao de mundo, o interlocutor dialoga com o seu imaginário pois o que dizemos, pensamos e como elaboramos em ações revela muito do que somos. Carinhosamente, Suzana Sedrez.

Judô e Poesia disse...

Há quem diga que o impulso de vida e o impulso de morte, tanatos e libido, são igualmente fortes em nós.
Há quem diga mais, que estas duas pulsões são superlativas nos poetas.
Talvez, partindo disto, possamos concluir que os transtornos destrutivos são fenômenos dos sentimentos, e não da razão.

Judô e Poesia disse...

Pode parecer uma tolice, mas voltei porque algo no seu texto me lembrou uma passagem do Alienista, de Machado de Assis, que diz: "Deus engendrou um ovo, o ovo engendrou a espada, a espada engendrou Davi, Davi engendrou a púrpura, a púrpura engendrou o duque, o duque engendrou o marquês, o marquês engendrou o conde, que sou eu".
Aí voltei, para dizer isto, agora, qual a relação poética não sei. Associei, do nada, e voltei correndo para registrar antes que esquecesse. Abraços, desculpe se for tolice, Domingos.